segunda-feira, 28 de março de 2011

Entusiasmo na Aula de Matemática

O nosso maior medo era enfrentar as aulas de matemática, mas com o passar do tempo e a boa compreensão da professara Catarina, começamos a gostar.


Foi muito interessante aprender a regra de três simples e as fracções, pois estas aplicam-se no dia a dia tornando - se muito útil. Usamos as percentagens nas compras, nos descontos, no IVA, e também aprendemos a calcular áreas e volumes.

Na estatística determinamos a moda, média e a mediana, foi um trabalho que nos entusiasmou.

Estamos agora com as sequências e com jogos envolvendo o raciocínio lógico e matemático...

Com a ajuda do professor de TIC aprendemos a trabalhar com o excel, sendo um trabalho que nos enriqueceu, foi muito utíl para fazermos os gráficos no âmbito da estatística.

 

quarta-feira, 16 de março de 2011

Trabalhos elaborados pelas formandas

Foram realizados trabalhos manuais nas disciplinas de Animação, Cidadania elaboramos jogos sobre a Constituição da República Portuguesa.

Estampámos camisolas, fizemos com variedades de sabonetes pequenos boiões de vidro para decoração, aplicámos a técnica do guardanapo em pratos de vidro.

Estes trabalhos vão deixar-nos muitas saudades. Foram três anos de muita luta mais valeu a pena, estamos sempre a prendrer coisas novas.

Doces tradicionais

Pudim caseiro

9 ovos
300gr de açúcar
1l de leite
Raspa de um limão


Batem-se todos os ingredientes.

Vai ao forno a cozer em banho Maria
e em forma barrada com caramelo.


Bom apetite

Entrevista com as formandas

Nas primeiras aulas de TIC, fomos surpreendidas quando o professor nos diz que tinhamos que fazer umas entrevistas.

Ficamos muito preocupadas, mas depois de ele nos dizer que era entre colegas a preocupação passou, dando lugar ao entusiasmo e realmente fizemos um bom trabalho.
Actualmente com a formação quase a terminar, sentimos que evoluimos bastante pois, se fosse agora não tinhamos ficado preocupadas.

Muito obrigado professor Semedo.

Momentos de descontração

Geriatria eba
Para conseguirmos superar estes tres longos anos tivemos bons momentos em que rimos muito com as nossas próprias figuras.

Figuras essas que nunca mais vamos esquecer e aqui deixamos esses momentos para que todos possam ver que na escola não e só trabalho mas também muita diversão e bom companheirismo.

Receitas tradicionais

Batatas a murro (para 4 pessoas)











1 Kg batatas miúdas
4 cebolas pequenas
azeite q.b.
4 postas de bacalhau
vinagre q.b.
alho q.b.

Assam-se as batatas com as cebolas no forno.
Cortam-se as batatas ao meio com a mão.
Descascam-se as cebolas e cortam-se ao meio.
Assa-se o bacalhau na brasa e faz-se em lascas.
Junta-se tudo num tabuleiro, rega-se com azeite e alho picado.

sábado, 12 de março de 2011

Lendas

A Lenda do Juíz de Fora


Um juíz de fora foi indicado para exercer justiça em Mortágua. No entanto abusou dos poderes que possuía. A população não gostou. Um dia tocou o sino a rebate. O povo aprisionou-o, conduziu-o para além dos limites concelhios. Parece que para o lado oposto do rio Cris. Nesso local foi assinado com o recurso a alfaias agrícolas: forquilhas, sachos, etc.
O soberano tentou indagar da responsabilidade no sentido de haver puniças. O funcionário régio encarregue da inquirição ia perguntando aos mercadores de Mortágua quem havia cometido o crime. O povo à pergunta: "Foi Mortágua".
Esta resposta espalhou-se pelo país, daí ainda hoje se perguntar a alguem que nasceu neste município: "quem matou o juíz?". Como nem sempre a questão foi pacífica, podiam chover impropérias e agressões.

****

quarta-feira, 9 de março de 2011

Trabalhos Reciclados

Foram recolhidos vários materiais tais como:roupas velhas, botões, caixas de sapatos, caixas de bombons, garrafas de vidro e plástico e uma cadeira de madeira.

Elaboramos bonecos de trapos. As caixas foram decoradas para diversas fins. Foram ainda feitas jarras, mealheiros, rodilhas que antigamente eram utilizadas para levar as cestas do farnel a cabeça, pregadeiras entre outros.

Ficamos surpreendidas com o resultado final.

"Aproveita o que não presta e verás o que te é preciso"

Máscaras de Carnaval

Na aula de animação foram elaboradas diversas máscaras. O material utilizado foi gesso e a técnica do balão, tendo a decoração ficado a gosto de cada formanda.

Foi uma mais valia termos aprendido e colocado em pratica esta técnica para mais tarde a podermos aplicar junto com os nossos idosos.

Ao realizar este trabalho também sentimos um pouco de descontracção.




Receitas tradicionais da nossa terra

No âmbito da disciplina de Animação recolhemos várias receitas tradicionais da nossa terra.

Receitas

Broas de Natal

1kg de farinha
1kg de batata cozida
5oog de açúcar
1kg de abóbora
4 ovos inteiros
1 colher de fermento
Meio cálice de aguardente
Frutos secos,figos passas e nozes.

Amassam-se todos os ingredientes .
Deixa-se levedar.
Em seguida tendem-se num tabuleiro polvilhado de farinha
Vai cozer no forno quente.